Início > Recuerdos > Além do óbvio ululante que pulula nas mentes humanas

Além do óbvio ululante que pulula nas mentes humanas

Nunca houve equilíbrio. O Grêmio se fez massa disforme. Uma GOSMA azul-negro-esbranquiçada a se espalhar preguiçosa e lentamente pelo campo. Nalguns momentos escorria mais veloz e ganhava cada espaço do gramado mais adiante. Mas o Inter-SM montou barreiras contra aquela coisa que até radioativa devia ser, ergueu paredes de concreto com dez metros de espessura, botou oitenta homens na sua área e um dirigente agarrado em cada trave, e resistiu por pouco mais de meia hora.
*
Aos 34 minutos, uma pequena rachadura nos DIQUES santa-marienses esfarelou as amuradas e contaminou com gols aparentemente sem fim a meta de Douglas. Em dez minutos, um, dois, três a zero. E o Grêmio sem fazer esforço nem correr riscos. O Internacional de Santa Maria deu dois chutes a gol em toda a partida, ambos no mesmo lance: a defesaça de Victor na cobrança de falta de Deives Thiago e o subsequente rebote, colocado nas redes por Émerson Bala, fazendo o tento de honra colorado e mantendo a escrita tricolor de sofrer gol em cada encontro de 2010.
*
Arrastando-se, o Grêmio meteu o 4 a 1 definitivo a menos de dez minutos do apito final – sem acréscimos – do árbitro Leandro Vuaden. Jogando então com um homem a mais, depois da questionável expulsão de Deives Thiago, os porto-alegrenses reafirmaram a goleada num chute poderoso de Hugo. Os TARÔS, que andam cada vez mais modernos e agora até falam em PORCENTAGEM, prenunciavam uma tarde histórica para o Inter-SM. No plano das coisas SÓLIDAS (?), porém, só existiu a obviedade de um Grêmio absolutamente superior.
*
E a dura EPIFANIA de umas rondas eliminatórias é exatamente esta, a de sempre, de times capazes de mostrar sangue numa tarde mágica mas que não são constantes. O Inter-SM venceu o São José num Passo d’Areia odiosamente vazio, quarta-feira, pela sua melhora técnica, mas também por um notável salto alto dos comandados de Argel FUCKS. É fato que o Coloradinho demonstra já qualidade, mas acreditar naquele jogo como o símbolo final da reabilitação é crer em milagres do tipo que só há um por década.
*
O novo-Inter-SM-de-Bagé é bom. Foi fenomenal em seus resultados, não tanto em suas atuações. Sofreu com a falta de condicionamento físico para encarar a sequência de partidas mais o campo VASTO do Olímpico e viu o cansaço FLUTUAR na pele dos seus atletas ao cabo dos noventa minutos em que o Grêmio desempenhou como num coletivo e mesmo assim goleou. Dentro do óbvio, o mesmo tende a acontecer com o Novo Hamburgo, amanhã. Os times da Chave 1, fracos durante o período dos pontos e dignos de ilusão nas quartas-de-final, demonstraram até aqui um futebol não mais que ORDINÁRIO.
*
Por ordinário não se entenda futebol de filhos de meretrizes, mas sem o diferencial que mereça um legado histórico. O Inter-SM teve uma eliminação do tamanho da sua campanha, a mesma que o Novo Hamburgo se encaminha para receber. Com mais tempo para trabalhar, no returno, os dois times podem se provar verdadeiramente grandes entre os pequenos – como fizeram, ironicamente, os adversários que derrotaram na fase anterior, o São José e o São Luiz.
*
Mas os mata-matas, sabemos, não se amigam com a lógica. São José e São Luiz eram mais que Inter-SM e Novo Hamburgo e, num dia, foram menos. Amanhã, um gol achado pode representar a façanha a ecoar através dos tempos, e se o RODRIGO MENDES (que nem joga) meter uma bola nas redes com as ANCAS, desnortear o Inter e o placar final for 0 a 1 para o Anilado, nada disso faz sentido. É a dose vital de insanidade que a MAGNIFICÊNCIA do formulismo nos oferece.
*
Da parte do Inter-SM, não houve gol espírita que salvasse, e a única glória do fim de sábado foi aparecer nos TRENDING TOPICS do tuíter.
*
Maurício Brum
(foto: Mauro Vieira/ClicRBS. Título USURPADO de uma historinha clássica da Turma da Mônica)
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: